Imagem capa - Sobre o ensaio Newborn por Dani Motta
lifestyleNewborn

Sobre o ensaio Newborn

Olá mamãe e papai!

Gostaria de compartilhar com vocês algumas informações importantes sobre o  ensaio fotográfico com bebês recém-nascidos:

NEWBORN

A época ideal

Entre o 5º e o 15º dia de vida do bebê. Nessa fase, os bebês dormem bastante, não sentem as terríveis cólicas e tem a musculatura bastante maleável.


O local

Muitos pais preferem não tirar o bebê de casa nos primeiros dias, pensando nisso, as fotos são feitas em sua própria residência. A única recomendação é que haja uma boa entrada de luz natural (uma janela).


Segurança do bebê

Na fotografia newborn, a segurança do bebê é prioridade nº 1. Em meus ensaios jamais coloco o bebê em posições que possam trazer algum desconforto a ele.

Antes do ensaio

Conversaremos para que eu conheça o ritmo do seu bebê e sua rotina, assim agendamos no  melhor horário possível.  Evite marcar o ensaio no mesmo dia de outro compromisso, como a ida ao pediatra por exemplo ou quando você receberá visitas. Muitas atividades em um mesmo dia  podem deixar o bebê mais agitado.


Acessórios e cenários

A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo. 

Todos os acessórios necessários para a realização do ensaio são de minha nossa responsabilidade. Montarei um mini-estúdio na sua casa para garantir que as fotos tenham um bom resultado. 

Serão utilizadas cestos, caixotes, gorros, tecidos e mantas – tudo escolhido pensando no conforto e segurança do bebê, sempre!
Vale destacar que todos os acessórios são previamente higienizados com sabão neutro recomendado por pediatras, com álcool 70 e esterelizado em alta temperatura no caso dos tecidos e mantas utilizados.

Caso os pais tenham algum objeto de estimação, podemos usá-lo nas composições. 


Durante a sessão

Toda a sessão é conduzida com o máximo de carinho e cuidado ao bebê para que as fotos reflitam essa pureza e tranquilidade que os recém-nascidos transmitem.


Será usado um (ou dois) aquecedor mantendo a temperatura em 28 graus. Recomendo aos pais que utilizem roupas leves para que não fiquem desconfortáveis durante o ensaio.

É fundamental que o bebê esteja alimentado para que possa relaxar e dormir. 

O bebê deve ser amamentado momentos antes da sessão. É importante também que o bebê esteja com roupas fáceis de serem tiradas enquanto estão sendo amamentados (mantemos o bebê enrolado em uma coberta até o início da sessão).

Estando bem alimentado e não sentindo frio, é esperado que o bebê adormeça e para criar uma atmosfera ainda mais tranquila e confortável ao bebê, utilizo sons do útero ou batimentos cardíacos – som que o bebê reconhece e sente-se seguro por ser o som que ele ouviu nos últimos 9 meses. Há outras técnicas bem tradicionais que ajudam o bebê a relaxar, como ninar, mantê-lo bem enroladinho e aconchegado.

 

Não utilizo flash nas sessões, todas as fotos são feitas utilizando a luz natural (que entra pela janela).

 
Cada sessão com recém-nascidos pode durar entre três e quatro horas. Quem dita o ritmo da sessão fotográfica é o próprio bebê, pois tudo será feito em harmonia com as necessidades e o tempo dele (mamadas, troca de fraldas e etc.). Recomendo que a sessão não ultrapasse de quatro horas para o bem-estar do bebê. Se nesse período o fotógrafo considerar que não tem material suficiente para apresentar aos pais, será agendada uma nova sessão.


É importante também estabelecer um ambiente tranquilo para que esse sentimento seja refletido no bebê. Para tanto, recomendo a participação de no máximo duas pessoas na sessão.


Resultado

Um ensaio de recém-nascido pode render um número menor de fotos que outros ensaios. Caso o ensaio do seu bebê renda um número maior de fotos você tem a opção de comprar as fotos restantes, depois que ver todas as fotos. 



NEWBORN LIFESTYLE

Os cuidados com o bebê recém-nascido durante o ensaio fotográfico são os mesmos, tanto no lifestyle como no ensaio Newborn. Verificamos se o bebê está seguro e confortável, usamos álcool gel e jamais o colocamos em situações ou poses que não sejam naturais a sua anatomia.


A ideia do ensaio lifestyle é privilegiar momentos espontâneos e descontraídos, por isso dispensamos o uso de acessórios e montagem de cenários. As roupinhas e o local das fotos são próprios da família.


O mais legal do ensaio lifestyle é que podemos  fotografar bebês mais “velhinhos”, podendo chegar até 30 dias de nascido. 


Não existe um roteiro para a fotografia feita com o bebê recém-nascido, eu costumo seguir a própria rotina da família e os horários do bebê. Se ao chegar o bebê estiver dormindo, por exemplo, faremos fotos dele no berço enquanto dorme, depois retratamos a interação com os pais, a troca de carinhos, olhares, o momento da amamentação, e se possível, a hora do banho.

Eu amo a luz natural, sempre procuro uma luz de janela para as fotos e por isso os ensaios acontecem durante o dia. A luz natural dá um resultado lindo nas fotos.

Mesmo no ensaio lifestyle podemos colocar o bebê em algumas poses clássicas e fofas da fotografia newborn como, por exemplo, de ladinho, de bruços ou de barriguinha para cima. Geralmente usamos a cama dos pais para isso. Também registramos detalhes do bebê: os pés, as mãos, os cílios, a boquinha.


Por ser mais livre, o ensaio lifestyle pode render um número maior de fotos que o ensaio newborn clássico.


<3 <3 <3


Pode parecer muita informação, não é mesmo?
Mas não se preocupe, quando fecharmos o ensaio eu ligarei para vocês num momento oportuno e explicarei sobre o funcionamento do ensaio e poderemos esclarecer suas dúvidas com mais tranquilidade.


Um abraço.
Dani Motta
(11) 993 194 541

contato@danimottafotografia.com