03/02/2023 às 19:19 Família

Dicas para o seu ensaio gestante ser incrível <3

770
4min de leitura

Sobre o ensaio da gestação

A época ideal - Quando a sua barriga já estiver bem aparente, mas você ainda estiver bem disposta e elegante – esse é o momento ideal. Pode variar entre a 25ª e 34ª de gestação, dependendo da mamãe.

Onde fazer as fotos

A dica principal é pensar em um local que tenha a ver com vocês, com valor afetivo e histórias para contar no futuro.

Eu, particularmente, amo fotografar as famílias em suas casas pelo valor histórico que as fotos terão no futuro. Seu filho poderá ver como era a casa onde ele morou quando nasceu, o quartinho dele, as cores das paredes e etc.

Se você tem pets ou gostaria de ter registros com mais privacidade, o ensaio lifestyle (em casa) é escolha ideal para você.

Outra opção são as fotos ao ar livre e nesse caso, podemos tanto explorar ruelas de seu bairro procurando cantinhos, fachadas, arquitetura e paredes incríveis para fotos com uma pegada bem urbana ou podemos pensar em áreas com mais natureza como parques, praças em sua própria cidade.

E se quiser sair da cidade para fotos na praia, campo ou cachoeira, montanhas - vou adorar te acompanhar nessa aventura.

O horário - Como usaremos a luz natural, o horário ideal para as fotos é pela manhã bem cedinho ou no fim da tarde. A luz certa tem uma influência muito grande na beleza das fotos.

Quem participa do ensaio - Todos aqueles que fazem parte da história! Seu parceiro, filhos mais velhos e pets são muito bem-vindos nas fotos.

Duração do ensaio - Aproximadamente 2 horas.

Antes do ensaio

No dia anterior ao ensaio, evite usar calcinha e sutiã que marquem o corpo. Na noite anterior, prefira não usá-los e ficar somente com uma roupa soltinha para evitar qualquer marca no corpo.

Separe alguns objetos simbólicos e significativos para você. Vale o sapatinho do bebê, o casaquinho de tricô que a vovó fez, o porta-retratos com a foto de alguém especial que não está presente, etc. 

Preparando a casa para o ensaio

Vamos explorar todos os cantinhos de sua casa que tenha uma boa entrada de luz natural, especialmente o quarto do casal, o quarto do bebê, a sala, a varanda e etc.

Na cama do casal recomendo usar uma roupa de cama lisa, preferencialmente em tons neutros (branco, creme, bege, cinza). Se só tiver roupa de cama estampada, escolha a de tom mais suave possível. E se não tiver nada sem estampa optem por vestir roupas lisas.

Tentem deixar os cômodos mais ou menos organizados - o mais importante é não ter muitos fios de eletrônicos aparentes, remédios, produtos de higiene e etc.

Ensaio em casa é ótimo para contar com a presença dos pets em seu próprio ambiente.

Para ensaios externos

Nos ensaios externos dependemos da luz e condições climáticas. Os melhores horários são bem cedo (entre 6h e 9h no máximo) ou no fim da tarde (a partir das 15h). Dependendo da estação do ano podemos estender um pouco o horário da tarde.

Leve uma pequena bolsa com tudo que possa precisar, incluindo água, uma fruta ou algo para beliscar se precisar de um pouco de energia. Filtro solar e repelente são recomendáveis dependendo do local escolhido (parque, praia).

Alimente-se bem antes de sair de casa, os ensaios externos pedem mais disposição, pois vamos caminhar e explorar o espaço em busca de cenários que possam render boas fotos. Tudo no seu ritmo. Se precisar de uma pausa, fazemos.

Ensaios com crianças

Crianças (e pets) são mais que bem-vindos no ensaio da gestação que passa a ser um da FAMÍLIA.

Não se preocupe em fazer a criança sorrir ou participar a todo momento. A verdade é que crianças gostam de BRINCAR e não de tirar fotos. Então, vamos brincar!

Faça brincadeiras que seu filho gosta, fale coisas engraçadas e eu vou registrando tudo. Claro que vou ajudar vocês nessa tarefa e tentar envolver a criança o máximo possível durante o ensaio.

Se desprenda um pouco daquelas fotos mais clichês e posadas. Ensaios com crianças rendem fotos mais espontâneas, naturais e isso é ótimo!

Quando percebermos que a criança cansou ou a brincadeira "perdeu a graça" partimos para as fotos apenas da mãe, afinal, a gestante é a grande estrela do ensaio.

Não esqueça de levar algumas comidinhas, água/suco para a criança. Troca de roupa, repelente, protetor solar, lenço umedecido e outros itens que você considerar necessário para uma saída de casa. Um brinquedo ou objeto que ela goste também pode ajudar durante o ensaio.

E por fim, escolha um horário para o ensaio que seu filho esteja bem disposto, longe dos períodos de sonecas ou das principais refeições. Respeitar a rotina e a fisiologia da criança é meio caminho para o sucesso no ensaio. :)

E o mais importante: divirtam-se!

03 Fev 2023

Dicas para o seu ensaio gestante ser incrível <3

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

danimottafotografia ensaiodagestação ensaiogestante fotosdagestação fotosgestante gestação lifestyle

Quem viu também curtiu

30 de Nov de 2018

Ensaio Newborn em sua casa

07 de Abr de 2020

COVID-19 - Ensaio Guiado à Distância

30 de Nov de 2018

Um breve relato de como a fotografia de família arrebatou meu coração

Vamos conversar? Fique a vontade para me chamar por aqui.
Logo do Whatsapp